A SEMÂNTICA DAS LETRAS
A língua de Moisés é tão lógica que representa sempre três sentidos: um
natural ou material, um simbólico e um espiritual. Para descobrir o sentido simbólico e o espiritual é necessário conhecer o valor semântico das letras.
Por isso, apresentamos aqui a significação que têm as letras do alfabeto hebraico:
natural ou material, um simbólico e um espiritual. Para descobrir o sentido simbólico e o espiritual é necessário conhecer o valor semântico das letras.
Por isso, apresentamos aqui a significação que têm as letras do alfabeto hebraico:
ALEPH (A), sendo o primeiro som que o ser humano articula e a primeira letra
do alfabeto, exprime a idéia de unidade e do princípio; designa a causa, a força, a atividade; o poder, a estabilidade; o homem como unidade coletiva.
do alfabeto, exprime a idéia de unidade e do princípio; designa a causa, a força, a atividade; o poder, a estabilidade; o homem como unidade coletiva.
BETH (B) designa o interior e ativo; o poder plasmante, o germe, a paternidade, o Criador, a habitação, o objeto central.
GHIMEL (O) é o sinal de organismo, expressão de envolvimento material do corpo, seus órgãos e suas funções.
DALETH (D) denota a natureza divisível, abundância, divisão, nutrição.
HE (H, E) é símbolo de fôlego, princípio vivificante, vida absoluta e de toda
idéia abstrata do ser; alma, espírito; como sufixo designa o feminino e, às vezes, exprime a veneração.
idéia abstrata do ser; alma, espírito; como sufixo designa o feminino e, às vezes, exprime a veneração.
Vô (V): esta letra é como um nó que liga ou um ponto que separa o Ser
e o Não-Ser. É o sinal convertível universal, que faz passar de uma natureza a outra. Pode ser vogal ou consoante; como vogal tem dois sons: A, que é sinal da luz espiritual, claridade e clareza, limpidez, brilho; e U, que é sinal do som e do ouvido.
e o Não-Ser. É o sinal convertível universal, que faz passar de uma natureza a outra. Pode ser vogal ou consoante; como vogal tem dois sons: A, que é sinal da luz espiritual, claridade e clareza, limpidez, brilho; e U, que é sinal do som e do ouvido.
Vô
é o símbolo do Verbo, isto é, da Palavra interior, da Luz do intelecto.
Gramaticalmente, serve para verbalizar todas as raízes.
ZAIN (Z) designa a tendência, o esforço dirigido a um fim determinado, a causa final, a refração luminosa, a indicação.
CHETH (Ch, pronunciado como em alemão) é sinal da existência
elementar, rudimentar, protoplástica; exprime também equilíbrio, idéia de calor, trabalho e ação moral e legislativa.
elementar, rudimentar, protoplástica; exprime também equilíbrio, idéia de calor, trabalho e ação moral e legislativa.
TETH (T) indica resistência e proteção, teto, abrigo, refúgio, conservação, renovação, os dois princípios: o bem e o mal.
IOD (I), quando vogal, simboliza a Divindade (é o mais alto dos sons
vogais); é imagem da manifestação potencial, duração espiritual, eternidade e do poder ordenador. Tornando-se consoante, designa duração material.
vogais); é imagem da manifestação potencial, duração espiritual, eternidade e do poder ordenador. Tornando-se consoante, designa duração material.
KHAPH (K, aspirado) é o símbolo de assimilação, afinidade, coesão,
matriz cosmogônica, vida refletida e passageira, fôrma, molde, modelo, objetos.
matriz cosmogônica, vida refletida e passageira, fôrma, molde, modelo, objetos.
LAMED (L) exprime a idéia de extensão, elevação, ocupação, expansão, possessão, instrução, desenvolvimento.
MEM
(M) é símbolo de maternidade, fecundidade, formação plástica, ação
exterior, passividade; água, líquido, fluidez. Como letra final, exprime
coletividade e pluralidade.
NUN (N) denota o ser produzido ou refletido, a existência individual e
corporal, filho, fruto, geração. Como letra final, tem o sentido aumentativo e dá à palavra toda a extensão individual de que a coisa exprimida é suscetível.
corporal, filho, fruto, geração. Como letra final, tem o sentido aumentativo e dá à palavra toda a extensão individual de que a coisa exprimida é suscetível.
SAMEKH (S) simboliza o movimento circular, a circunferência, a redondez, a renovação cíclica, o universo.
HWAIN
(Hw ou CE) indica a idéia de matéria, as relações físicas, ruído,
vento, vazio; o que é desarmônico, confuso, curvo, falso, perverso.
PE (P ou Ph) representa a palavra, a boca, o pensamento, o ensino, a
cópula, a beleza.
TSADE
(Ts) simboliza o pensamento fixo em algum propósito; vontade, ordem,
sugestão, movimento determinado para certo fim; termo, alvo, solução,
cisão.
KOPH (K ou Q) é o símbolo de compreensão, arma ofensiva, golpe, ferida, dano; designa também voz, escrita, letra, lei.
RESH (R) representa a cabeça humana, a unidade psíquica do ser; a
faculdade de sentir, querer e pensar; o movimento, a reflexão, a origem, a repetição.
faculdade de sentir, querer e pensar; o movimento, a reflexão, a origem, a repetição.
SHIN (Sh=ch ou x português) é imagem de renovamento das coisas
quanto a seu movimento; existência, duração relativa, transformação, vegetação, reinos da natureza.
quanto a seu movimento; existência, duração relativa, transformação, vegetação, reinos da natureza.
THÔ
(Th, aspirado), antigamente x (cruz), é o sinal dos sinais; simboliza a
reciprocidade, a abundância, a resistência, a proteção e a perfeição.
Exemplos em palavras:
AL, Deus (Unidade, poder, princípio x extensão, elevação).
GAN, esfera orgânica: no sentido restrito: jardim.
HOH,
ser: é a raiz HH (he-he) verbalizada pela vogai O, ou Vô. ACH, irmão: a
letra Cheth designa o equilíbrio, a igualdade. NOACH ou NOÉ: ponto de
equilíbrio, repouso da natureza.
AMAR, falar: A = o homem, M concebe e dá à luz, R o que sente, quer ou pensa.
AMAR, falar: A = o homem, M concebe e dá à luz, R o que sente, quer ou pensa.
ADAM ou ADÃO: A = o homem, D inteligente, M (letra final) coletividade;
porque Adão não é nome de pessoa ou indivíduo, mas de Homem Universal, isto é, da Humanidade.
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